Projetos

Com uma gestão que prioriza o bem estar social, o Memorial Guararapes tem desenvolvido projetos em benefício dos usuários. A ideia é estreitar o relacionamento entre o HMG e a sociedade, provendo serviços que tornem menos impactante e mais confortável o ambiente hospitalar.

 

 

Em um espaço acolhedor, mães saídas de municípios do interior pernambucano ou da Região Metropolitana do Recife ficam hospedadas. Elas recebem o apoio da instituição, através de ajuda social e psicológica, durante o período em que seus filhos recém-nascidos estiverem internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Memorial Guararapes.

O objetivo é oferecer assistência a mulheres que não possuem condições de retornarem às residências, seja pela necessidade emocional de acompanhar os bebês ou pela impossibilidade da constante inda e vinda à unidade.

 

 

 

 

 

O Hospital Memorial Guararapes (HMG) é um Hospital Amigo da Criança. O conceito, idealizado em 1990 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), promove, protege e apoia o aleitamento materno. Para isso, funcionários de unidades de saúde são estimulados a adotar condutas e rotinas que estimulem as mães a evitarem o desmame precoce. O HMG, que sempre se preocupou com a qualidade do serviço materno-infantil, assumiu o compromisso e faz parte deste seleto grupo.

 

 

 

Desde 2006, o Hospital Memorial Guararapes coleta todo o óleo utilizado nas instalações da unidade e o encaminha para uma empresa parceira, com a finalidade do seu reaproveitamento para produção de sabão.

Antes de ser reciclado, o material é armazenado em um recipiente limpo e vedado. A iniciativa evita que, por ano, centenas de litros de óleo sejam despejados no meio ambiente.

 

 

 

 

 

Minha Certidão

O Hospital Memorial Guararapes (HMG) aderiu à iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, que facilita a emissão da certidão de nascimento. Agora, as gestantes que derem a luz no HMG obtém o registro na própria unidade.

 

 

 

Palhaçoterapia

No Projeto Palhaçoterapia, estudantes de psicologia de uma instituição de ensino farão visitas quinzenais ao Memorial. A equipe irá oferecer diversão aos pacientes e funcionários, através da realização de atividade lúdicas.