Hospital Guararapes tem programação especial para Semana Mundial de Aleitamento Materno

De 1 a 7 de agosto, o evento vai contar com rodas de conversa para as mães e campanha entre os funcionários para arrecadar vidros para doação de leite e kits de higiene.

 

O Hospital Guararapes (HG), único no município de Jaboatão dos Guararapes que possui um posto de coleta de leite humano 24 horas, criou uma programação especial para a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre entre os dias 1 e 7 de agosto. Com o tema “Amamentar. Ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você”, a unidade hospitalar realiza ações para incentivar a doação de leite humano.

 

Durante a semana, as mães alojadas com recém-nascidos nas enfermarias e as mães acompanhantes dos bebês da UTI neonatal participam de rodas de conversas para tirar dúvidas sobre o ato de amamentar. Já os funcionários do Hospital Guararapes, também se integram à programação com uma campanha para arrecadar potes de vidro com tampas de plástico, como os de maionese e café solúvel, para o armazenamento do leite doado, e kits de higiene pessoal para as mães carentes do hospital.

 

O posto de Coleta do HG distribui diariamente leite humano para os recém-nascidos prematuros, cujas mães não conseguem oferecer o alimento. Cada litro de leite doado pode ser utilizado na alimentação de até 10 bebês. De acordo com a médica da UTI neonatal e do posto de coleta do HG, Lindacir Sampaio, a campanha vai ajudar a abastecer o estoque do hospital. “O leite materno salva vidas. É o alimento mais completo para o bebê, pois contém todas as substâncias necessárias para sua recuperação e desenvolvimento. Essa ação é importante porque sensibiliza as pessoas para a doação de leite, promove e incentiva o aleitamento materno”, explica.

 

Para fazer a doação de leite materno, as mães devem estar saudáveis, apresentar exames recentes e não fazer uso de medicação que seja contra indicada para amamentação. A coleta é feita no Hospital Guararapes e dura aproximadamente 30 minutos. As mães que não puderem ir até a unidade, podem entrar em contato com o posto de coleta pelo telefone (81) 3461-5300. A mulher receberá orientações de como fazer a coleta corretamente e uma equipe do hospital será enviada para buscar o leite na residência da doadora.

 

Serviço:

Endereço do posto de coleta do HG: Avenida Doutor Júlio Maranhão, 911 – Prazeres, Jaboatão dos Guararapes

Horário de funcionamento: 24 horas

Telefone: 3461.5300 – opção 5