Apoio e Reabilitação

FISIOTERAPIA

O serviço de Fisioterapia auxilia pacientes crônicos internados na UTI, realizando atividades de reabilitação.

 

TERAPIA OCUPACIONAL 

Para proporcionar estabilidade clínica aos recém-nascidos prematuros, desde março de 2011, o Hospital Memorial Guararapes possui serviço de terapia ocupacional. A equipe do setor é responsável pelos cuidados necessários aos nenéns internados na UTI neonatal, com o objetivo de formar um ambiente físico e humano adequado, além de estimular o desenvolvimento neuropsicomotor e favorecer o vínculo mãe-bebê.

Uma das atividades terapêuticas utilizadas é o banho de ofurô, que recria o ambiente intrauterino. O procedimento relaxa a musculatura e ajuda a minimizar cólicas e irritações.

 

FONOAUDIOLOGIA

O setor atua no ambiente hospitalar de forma precoce e preventiva, avaliando e orientando pacientes. Trabalha na habilitação e reabilitação, em alterações oromiofuncionais e de comunicação. O objetivo é que depois de passar pelo plano de terapia fonoaudiológica, o usuário tenha seu tempo de hospitalização reduzido.

 

PSICOLOGIA

Oferece auxílio aos pacientes e familiares. Os profissionais realizam atividades que utilizam técnicas de acolhimento, acompanhamento e escuta psicológica. Esse procedimento possibilita ao usuário uma livre expressão de seus sentimentos, medos, desejos e angústias, que indiretamente influenciam no diagnóstico físico.

 

NUTRIÇÃO

Proporciona assistência nutricional ao público interno e externo. É responsável por manter a segurança e a qualidade dos alimentos.

 

SERVIÇO SOCIAL 

O Serviço Social do Hospital Memorial Guararapes realiza visitas diárias aos diversos setores do HMG. A equipe atua na ouvidoria e assistência a situações diversas, além de intermediar a relação entre os pacientes e o corpo clínico. O setor também supervisiona a Casa das Mães.